top of page
  • Patrícia Segurado Nunes

Ansiedades


A ansiedade é uma parte normal da vida. Todas as pessoas têm momentos de ansiedade diária. Podem-se estar muito preocupados com um exame, uma entrevista de emprego, ou qualquer outro acontecimento.


Porém, quando a ansiedade se torna exagerada e impede a plena vivência é considerada patológica e pode levar a sentimentos depressivos, dificuldades nos relacionamentos interpessoais e interferir no desenvolvimento laboral.


Nestes casos a qualidade de vida degrada-se e há até tendência para o isolamento. A Ansiedade é impeditiva de realizar actividades de lazer, profissionais e relacionais. É comum surgirem associadas fobias ou depressão.


A causa dos sintomas de ansiedade são, maioritariamente, inconscientes e os sintomas altamente variáveis, no entanto, as queixas de sentimentos contínuos de nervosismo, tremores, tensão muscular, suores, palpitações, tonturas e desconforto gástrico são comuns, juntamente com uma variedade de receios, preocupações e pressentimentos.


A Psicoterapia Psicanalítica enfatiza a importância da relação terapêutica, como forma de trazer os pensamentos e sentimentos reprimidos à consciência, de modo a fomentar a mudança e a autonomia, tendo em vista uma melhoria do bem-estar interno e externo.

17 visualizações0 comentário

Posts Relacionados

Ver tudo

Luto(s)

Comments


bottom of page