top of page
  • Patrícia Segurado Nunes

Stress e saúde mental no trabalho


O Stress no trabalho pode ser definido como a resposta nociva, física e emocional, que ocorre quando as exigências do trabalho não vão ao encontro das capacidades, recursos ou necessidades do trabalhador. Estas dificuldades estão relacionadas com reações desajustadas às pressões sentidas como excessivas ou demasiado exigentes.


Algumas vezes, esta resposta é uma reação a um evento ou uma mudança de vida, no entanto, na maior parte dos casos o que acontece é que a situação presente apenas desencadeou algo que estava adormecido ou controlado, mas que já existia e que a pessoa de alguma maneira conseguiu, até ai, com sucesso, não deixar que afetasse o seu trabalho.


Para estas pessoas stress no trabalho pode agravar seu problema, pois se o stress no trabalho chega a um ponto onde se desencadeou um problema de saúde mental existente, torna-se difícil separar uma coisa da outra, influenciando ai todos os aspetos da vida da pessoa, quer a nível individual quer social.


Problemas comuns de saúde mental e que se refletem no trabalho:

  • Ansiedade – sensação desagradável de preocupação, onde a pessoa se sente apreensivo ou angustiado com algo que pode ou não pode estar prestes a acontecer e que pode ser ou não consciente.

  • Depressão – quando a pessoa tem sentimentos de extrema tristeza, desespero ou de inadequação duradouros, ou alterações de humor.

Embora os problemas de saúde mental mais comuns possam parecer mais leves é sempre aconselhável recorrer à ajuda especializada de forma a capacitar a pessoa para continuar a trabalhar de forma produtiva, não agravando a situação e fomentando o desenvolvimento de respostas adequadas às situações de Stress.

13 visualizações0 comentário

Posts Relacionados

Ver tudo

Luto(s)

Kommentare


bottom of page